Vereadora Ada Dantas visita usina de asfalto e questiona sobre retorno de seu funcionamento

91

Paralisada desde a antiga gestão municipal, a usina de asfalto em Porto Velho, localizada nas dependências da Secretaria Municipal de Obras (Semob), está prestes a retornar ao seu pleno funcionamento. A vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) esteve na usina e conheceu os maquinários responsáveis pela produção do asfalto que beneficia a população da capital e distritos.

A vereadora foi informada que a usina iria para leilão atendendo recomendação do Ministério Público (MP) tendo em vista que, quando em atividade, expelia fumaça preta, altamente prejudicial ao meio ambiente. Atualmente, está sendo realizado processo para que um técnico verifique o que é necessário fazer para que a usina volte a produzir, sem prejudicar o meio ambiente.

Magno, servidor público da prefeitura há 13 anos, declarou que os responsáveis já estão agilizando junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), a legalização ambiental do processo que regularizará a secretaria. Disse ainda que os insumos necessários para o asfalto já foram adquiridos pela prefeitura. “Um novo processo foi recomendado pelo Tribunal de Contas (TC) para que fossem feitas pequenas adaptações. Este processo foi readaptado e encaminhado ao TC, faltando o aval para que possa ser dada a continuidade na licitação da nova empresa que fornecerá a massa asfáltica na capital”, disse Magno.

Ada Dantas indagou ao servidor sobre em quanto tempo a usina voltará às atividades, porém, Magno informou que é difícil falar em prazo, pois ainda não há a avaliação do técnico e os problemas que provavelmente serão encontrados poderão ser simples ou algo mais complexo.

“Recentemente tivemos manifesto de moradores na Avenida Calama e Rua Petrolina, ambas na zona leste da capital. O povo anseia por asfalto, pois isso trás mais qualidade de vida no dia a dia. Vamos aguardar a avaliação do técnico e ver o que será necessário fazer para que esta tão importante usina volte aos trabalhos”, finalizou Ada Dantas.