Vereadora visita Unidade de Saúde em Jaci Paraná

97

Nesta semana a vereadora Ada Dantas Boabaid (PMN) foi até o Distrito de Jaci Paraná e visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) local e conversou com a diretora Marli Rodrigues, tomando ciência sobre algumas problemáticas enfrentadas pelos servidores. Atendendo dezenas de pessoas diariamente, a UBS presta o serviço essencial para a população do distrito e imediações.

Conforme informou a diretora, o principal motivo que causa descontentamento nos servidores é a falta de espaço adequado para a prestação dos serviços à comunidade. As salas são muito pequenas, inclusive, no ano passado foram feitos 48 partos na unidade, sendo alguns deles realizados em uma sala pequena e outros ainda dentro da ambulância. O laboratório é outro ambiente que tem o espaço bastante reduzido.

A sala de observação conta com apenas duas macas e, conforme relatou Marli Rodrigues, caso aconteça algum acidente grave com várias vítimas, a unidade não suportará atender a todos devido ao espaço limitado para atendimento. “A gente reza para que não aconteça algum acidente com muitas vítimas, porque dificilmente conseguiríamos atender. Não temos maca suficiente”, disse Marli.

A coleta do lixo hospitalar não está sendo realizada com os devidos cuidados. Há acúmulo de lixo na parte de trás da UBS e qualquer pessoa tem acesso. Para evitar riscos, os próprios servidores da unidade colocam o lixo em uma caminhonete e levam para a maternidade, onde é feita a coleta pela empresa responsável.

Ada Dantas afirmou que irá buscar junto aos órgãos competentes, soluções para os problemas relatados pela diretora. “Esta unidade de saúde está prestando um serviço que a população de Jaci Paraná não pode ficar sem. Estarei buscando intermediar a solução para os problemas, principalmente estruturais, que me foram apresentados”, concluiu a vereadora.